• 4002 2829

BLOG

Notícias e Destinos com a cobertura National
  • 26
  • out.
  • 2015
thumb-assentos-especiais

Assentos especiais Segurança e conforto para todas as idades

Viajar com a família é sempre uma delícia. Cair na estrada com a criançada é mergulhar num mundo de descobertas sob os olhos curiosos dos pequenos viajantes. Porém, para garantir a segurança e a tranquilidade durante uma viagem com crianças é preciso sempre equipar o veículo com assentos especiais, classificados de acordo com a idade e o peso. Pensando nisso, uma importante montadora está desenvolvendo um assento infantil inflável.

A Volvo acabou de desenvolver um protótipo que promete ser uma “mão na roda” para os pais viajantes. Esta nova proposta, que ainda passará por muitos testes antes de chegar ao mercado, é uma cadeirinha-conceito, que pesa em média 5 quilos, e poderá se tornar a opção mais portátil e prática do mercado. Seu funcionamento é semelhante ao dos botes infláveis, com material altamente resistente, capaz de suportar forte pressão interna.

Além disso, o acessório fica disponível para uso em apenas 40 segundos. Para inflar o inovador assento infantil, é preciso apenas apertar um botão ou acionar seu enchimento via Bluetooth, através de um celular cadastrado. Quando esvaziado, o objeto ganha o prático formato de uma mochila.

Seu tamanho é compatível para crianças de até 3 anos. No entanto, seu uso não se restringiria apenas para veículos automotores, nos quais o equipamento infantil é exigido por lei. A cadeirinha que está sendo desenvolvida pela Volvo pode ser uma excelente alternativa para viagens aéreas, já que esta poderia ser levada junto com a bagagem de mão e inflada apenas dentro da aeronave, tornando o voo mais confortável para o bebê e para os pais.

Enquanto este projeto não chega ao mercado, conheça em seguida os diferentes tipos de assentos especiais de uso obrigatório para crianças em veículos, tanto no Brasil quanto no exterior.

Para os bebês, o correto é o Bebê Conforto (Infant Seat), obrigatório para crianças de 9 a 13 quilos. Esta deve estar sempre voltada para o vidro traseiro, sempre no banco de trás. Já os pequenos de 1 a 4 anos, precisam sentar-se na Cadeira de Segurança (Child/Toddler Seat) que deve estar voltada para frente, na posição vertical, no banco de trás. O Assento de elevação (Booster Seat) é obrigatório para a turma de 4 a 7 anos, e precisa ser usada juntamente com o cinto de três pontos no banco de trás. A partir dos 7 anos e meio a criançada já está liberada dos assentos especiais, porém, precisam sentarem-se no banco de trás sempre utilizando o cinto de segurança de três pontos.

Deixe seu comentário